builderall

Resistor de Frenagem para quê?

 

Resistor de Frenagem no Inversor de Frequência, você sabe quando utilizar? Você sabe o porquê utilizar? Você sabe em qual tipo de aplicação ele é extremamente necessário?

 

Vamos lá, pra começar devemos saber que nem todos os modelos de inversores de frequência comercializados por ai podem trabalhar com resistor de frenagem. Como não é utilizado em todo tipo de aplicação esta função se torna adicional a alguns modelos e é eliminada em outros.

 

O Resistor de Frenagem, como diz o nome, nada mais é que um dispositivo elétrico resistivo (dificulta a passagem de corrente elétrica), utilizado como dispositivo adicional ou incorporado ao inversor de frequência ou servo acionamento.

 

Ele é utilizado principalmente para evitar sobrecarga nos componentes de potência desses drives e evitar que danifiquem por excesso de corrente, nos momentos em que motor elétrico se comporta como gerador.

 

Agora você deve estar se perguntando: Motor elétrico se comportando como gerador?

 

Pois é, há situações em que o motor elétrico se comporta com gerador, fazendo com que a energia mecânica da carga, gere energia elétrica para a rede de alimentação.

 

Essa peculiaridade ocorre quando não é mais o motor que acelera a carga e sim fatores externos, como a gravidade, por exemplo, que é responsável por gerar movimento no sistema mecânico, chamado aqui de arraste.

 

Fazendo uma analogia simples para efeito de entendimento, vamos comparar o motor elétrico com o motor de um carro, onde o automóvel será todo o sistema mecânico de acionamento, e este veículo encontra-se no início de uma ladeira.

 

Neste momento o motor do carro é o responsável por gerar toda a aceleração necessária para realizar a subida do veículo, ou seja, para o movimento da carga é necessário movimentar o eixo do motor.

 

Porém esse comportamento muda ao descer a ladeira, porque a gravida faz efeito no veículo, gerando o movimento. Para manter uma velocidade constante, a energia do movimento é transformada em energia térmica no sistema de freio do carro. Já no caso do inversor, essa energia é transformada em energia elétrica e sua tendência é voltar para rede.

 

Como o inversor de frequência encontra-se entre o motor e a rede, essa energia, quando não dissipada, tende a gerar alarmes e falhas, podendo até queimar o equipamento.

 

Para evitar esse dano é inserida no circuito intermediário do inversor uma chave eletrônica que habilita e desabilita o resistor de frequência. Chamamos essa chave eletrônica de Chopper de frenagem ou simplesmente módulo de frenagem.

 

Há outra situação que também gera o arraste da carga fazendo com que o motor se comporte como gerador. Essa situação é provocada quando a aplicação necessita de alta dinâmica, ou seja, precisa mudar de estado rapidamente.

 

A própria inercia da carga tende a manter o eixo do motor em movimento no momento de parada (chamamos de frenagem dinâmica ou frenagem reostática).

 

Imagine que você tenha um motor elétrico e um Inversor para variar sua velocidade, e esse motor elétrico esteja trabalhando em plena carga e em rotação nominal, agora imagine que você precisa desacelerar esse motor elétrico e por algum motivo ele teria que chegar ao estado de repouso em apenas 0,5 segundos.

No exato momento em que isso ocorre o motor se comporta como um gerador e cria uma tensão regenerativa que por sua vez precisará ser dissipada de alguma forma. Nesse tipo de movimento se faz necessário o uso do modulo de frenagem com resistor de frenagem, transformando toda essa energia elétrica em calor.

 

Sempre bom lembrar que os valores de resistência ôhmica e de potência de dissipação são fornecidos pelo fabricante do Inversor frequência e são encontrados no manual do equipamento.

 

Cada aplicação deve ser analisada minuciosamente para que seja possível uma boa especificação técnica e evitar todos os possíveis transtornos por problemas futuros.

 

Esperamos que tenham gostado dessa nossa dica.

 

Fique ligado que vem muito mais por ai.

 

Deixe um comentário logo abaixo dizendo o que você achou sobre essas informações e se você já teve que usar um resistor de frenagem, nos diga qual foi a aplicação.. Isso irá ser bem legal para nós!

 

Até a próxima.